dicas e novidades

. .

Cogumelos e seus benefícios à saúde

Para início de conversa, o cogumelo pode ser um aliado no tratamento do câncer, segundo estudos preliminares. Isso se deve ao fato do alimento ser rico em beta-glucanas, especialmente a lentinana, que estimula o sistema imunológico – principalmente as células chamadas de natural killer, que destroem as células carcerígenas. Essa mesma substância pode ser interessante no tratamento de portadores do vírus HIV, segundo o oncologista e mastologista Jorge Laerte Gennari, mas ainda não necessários estudos detalhados. A maior quantidade de beta-glucanas é encontrada no cogumelo-do-sol, porém, o champignon de Paris e o shitake também carregam a substância.

A ação antioxidante é bem forte nos cogumelos. Ao combater os radicais livres do organismo, o alimento implica de forma positiva em diversas doenças, como o câncer, artrite reumatoide, cirrose, arteriosclerose e processos degenerativos associados à idade. Essa ação se dá graças aos cogumelos serem ricos em vitaminas A e C, betacaroteno, compostos fenólicos e terpenos. Destacam-se como antioxidantes o champignon de Paris, portobello, cogumelo-do-sol, shitake, hiratake, cogumelo rei e cogumelo salmão.

E as beta-glucanas também têm o efeito antidiabético. Vários estudos preliminares com ratos apontaram que, após o consumo do cogumelo-do-sol, houve redução na concentração de glicose dos animais. Além disso, vários tipos de cogumelos possuem propriedades hipoglicêmicas, que baixam o açúcar no sangue, devido à quantidade de fibras, polissacarídeos e outros compostos presentes no alimento.

O ácido fólico é encontrado nos cogumelos, principalmente no shitake. Quando o organismo carece da substância, isso pode resultar em doenças cardiovasculares, câncer, desordens mentais – como o Alzheimer, além de resultar em má formação do feto e más formações congênitas. Essencial para as gestantes, o nutriente contribui para a boa formação do feto. Inclusive, há estudos que apontam que ingerir suplementos de ácido fólico na gravidez reduz as chances de o bebê nascer com autismo.

Por fim, há alguns cogumelos que se destacam por sua ação antimicrobiana, que ajuda a combater alguns micro-organismos prejudiciais ao corpo humano. A característica tem origem graças às necessidades de compostos antibacterianos para que os cogumelos se desenvolvam em seu ambiente natural. O cogumelo salmão, shitake, funghi e o cogumelo dourado apresentam tais características, que apontaram melhora nos sintomas do HIV após estudos iniciais sob consumo do fungo.