dicas e novidades

. .

Motivos para consumir mais água

Motivos para consumir mais água 2

Cobrindo 2/3 do globo terrestre e ocupando 70% da estrutura corporal do ser humano, a água é um elemento essencial para a vida. Não há remédio mais natural que a água e o consumo regular do líquido traz benefícios ao funcionamento do corpo, além de servir como preventivo. Segundo o fisiologista Raul Santo de Oliveira, a água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo: “a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório”.

É muito importante desenvolver o costume de beber água e não recorrer à bebida apenas quando sentir sede. Para ajudar nessa “educação”, basta usar matemática simples: a medida deve ser de 3% do peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 80kg deve beber diariamente 2,4 litros de água. Importante ressaltar que o cálculo é feito de maneira geral e as necessidades corporais variam para cada pessoa – alguém que pratique exercícios, por exemplo, necessitará de maior ingestão.

Em primeiro lugar, a água é responsável por limpar o organismo. O consumo é vital para que haja o bom funcionamento do corpo. Quando a hidratação não é feita corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas, o que pode abrir caminho para o aparecimento de algumas doenças. Por isso, por exemplo, é tão importante que se tome uma boa dose de água quando acordamos – o organismo passa a noite inteira trabalhando e necessita de purificação. A nutricionista Márcia Curzio explica: “a cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca de 550 gramas de um mix de água e resíduos, que tende a se acumular cada vez mais”. Para eliminar esse excesso, a solução é simples: colocar mais água no organismo para fazer a faxina interna.

O H2O tem um papel importante no sistema cardiovascular. Segundo estudo feito pela Loma Linda University, pessoas que bebem mais de cinco copos por dia têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração. E esse fato tem a ver com a influência da água no controle da pressão arterial, pois com mais água no organismo, a densidade do sangue diminui e ele flui com mais facilidade – diminuindo chances de infartos e derrames. O sangue menos denso também contribui para o melhor transporte de nutrientes: “A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam”, informa o fisiologista Raul Sano. E, por fim, as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, o que significa que só serão absorvidas com a presença de água.

Vale ressaltar que a água tem papel importante no funcionamento dos órgãos. No intestino, por exemplo, o líquido é essencial. Quando o intestino não funciona bem, indica-se a ingestão de fibras e água. Porém, ingerir fibras e não equivaler na quantidade da água pode trazer o efeito reverso: intestino preso. Já nos rins, a água tem a função de aumentar o volume de sangue, permitindo que o órgão faça o seu trabalho de manter nosso organismo limpo. Além de facilitar na excreção, o alto consumo de água protege contra a formação de cálculo renal. E nessa de proteção, a água também faz bem aos olhos, que são muito sensíveis à desidratação. O baixo consumo de água pode levar ao ressecamento, com consequências de inflamações e infecções.

A desidratação é primeiro sentida na pele e mucosas: a falta de água deixa a pele flácida. O órgão perde a elasticidade, demorando para voltar ao estado normal quando sofre distorção. Um teste bem simples é beliscar a pele. O normal é que, em seguida, volte ao seu estado normal. Se isso demora, porém, é sinal de que está desidratada. A água deixa a pele firme e hidratada, além de favorecer na excreção de toxinas.

Beber água ajuda a emagrecer. Ao aumentar a atividade do sistema nervoso e, por conseguinte, o nível de energia gasto, o consumo constante gera a perda de peso. Um time de cientistas do Vanderbilt University Medical Center concluiu que uma pessoa que bebe três copos de água por dia pode perder três quilos no período de um ano – sem alterar o resto de sua rotina. E a alta ingestão de líquidos durante o dia pode gerar mais resultados a longo prazo, pois o estômago se mantém relativamente preenchido, significando em maior saciedade e menos comida ingerida.

Ainda sobre emagrecimento, para quem busca a perda de peso, uma ótima dica é a prática de exercícios físicos. E mais uma vez a água marca pontos. A bebida aumenta a resistência física. Durante os exercícios, a perda de água pelo suor piora o desempenho. Atividades que exigem esforço demandam que a água perdida pela transpiração seja reposta. A hidratação é importantíssima e a água ainda ajuda a controlar a temperatura do corpo, melhorando o rendimento e ainda evitando as cãibras – que ocorrem graças a um desequilíbrio na quantidade de água dos músculos.

Alguma dúvida do quão importante a água é para a nossa vida? Mantenha-se saudável e hidratado.